terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dynolicious – Evolução tecnológica a favor dos automóveis

Este post se dedica a uma evolução tecnológica que poderá ser usada com qualquer carro. Esta evolução se chama Dynolicious. Mas do que se trata isso? Pra quem não conhece vou apresentar. É um software, desenvolvido para ser usado como aplicativo no Iphone ou no Itouch, onde com o uso do acelerômetro do aparelho consegue determinar tempos de tomada de velocidade, aceleração e até estimar a potência do veículo.

Claro que o software fornece números aproximados, mas são números que segundo o fabricante do software tem uma margem de erro MUITO pequena. Por exemplo, numa aceleração de aceleração de 0-60 mph (aqui no Brasil 0-100 km/h) a margem de erro no tempo é de  0,08 segundos.
O mais interessante são as telas e gráficos apresentados pelo programa. Algo muito legal e útil, principalmente pelo seu custo baixíssimo de apenas US$ 12,99 na Apple Store. Claro que já existem versões crakeadas e de graça na internet, mas não motivarei a pirataria de softwares como este, pois, quando se paga o valor dele, incentiva-se os desenvolvedores a desenvolver versões mais avançadas e com menor margem de erro, além de talvez disponibilizar softwares para outras plataformas.
Confira algumas imagens de apresentação do software e logo abaixo as principais funções do software:
Principais características:
Tempo de 0-96 Km/h (0-60 mph)
Outros teste de velocidade (0-10 MPH até 0-100 MPH de 10 em 10 milhas)
Tempo de 1/4 de Milha (402 metros)
Velocidade no quarto de milha
Tempo gasto e velocidade em intervalos padrões (60 segundos, 330 segundos, 1/8 Milha, 1000 segundos)
Aceleração Lateral em G (Atual e Pico)
Valor em G da desaceleração em frenagens (Atual e Pico)
HP’s estimados na roda. ( Os HP’s na roda costumam ser menores, por isso soma-se de 16% à 20% para considerarmos as perdas da transmissão, embreagem, etc…)
HP’s estimados no motor. (1 HP é igual a 1,0139 CV)
Mas será que vale a pena mesmo gastar 13 dólares? Foram realizados testes nos EUA com uma BMW 318is 1992, e os números do dinamômetro não ficaram muito diferentes no obtido no Dynolicious, então para um software tão barato, ele cumpre bem sua função, mas deixo bem claro que a minha opinião é de que o app serve para uma solução caseira de testes, mas nada substitui os rolos do dinamômetro. Abaixo seguem os gráficos retirados do rolo e um screen da tela do Dynolicious nos teste com a BMW.

Nota-se que os valores não são tão diferentes, portanto estamos evoluindo com a tecnologia de vários recursos e poderemos em breve ter cada vez mais tecnologia embarcada em nossos carros. Quem sabe poderemos ligar acelerômetros em nossas injeções inteligentes para se obter um controle de tração em carros que não possuam este recurso nativamente. 

Para quem quiser conhecer mais detalhes do app clique neste link para acessar a página oficial do fabricante. Lembrando que um pioneiro já usava técnicas parecidas para se obter estes dados o G-TECH, que pode ser conhecido aqui neste link.

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